História
Em 1983, começou-se a conversar sobre o futuro do movimento LEO, de como poderíamos preparar e formar grandes lideranças. E com essa intenção surgiu o Leojunismo, sendo a primeira iniciativa do Distrito L-20 (hoje chamado LC – 9), na cidade de Arcos - MG.
Dalvo Lopes Macedo era o Presidente do LEO Clube de Arcos na gestão 1982/1983, ele então teve a ideia de organizar um grupo de crianças e pré-adolescentes que trabalhariam em prol da comunidade arcuense, e posteriormente, esses membros seriam convidados a ingressar no LEO Clube de Arcos. Notando uma apatia cada vez maior entre seus companheiros de Clube, Dalvo teve a iniciativa de “tirar do papel” essa ideia e criar de fato esse grupo de crianças.
Assim foi realizada a primeira reunião do “LEO JUNIOR” de Arcos, no dia 10 de março de 1983 e fundação em 21 de dezembro do mesmo ano.
A partir daí o movimento passou a se expandir cada vez mais, e aquele Distrito começou a incentivar os LEO Clubes a fundarem Clubes de LEO JUNIOR.
Nesse mesmo ano só que no Distrito L – 15 (hoje LA – 4), era organizado na cidade de Várzea Alegre – CE o 2° Clube de LEO JUNIOR do Brasil (inicialmente chamado de “Pré-LEO”).
Os sócios Valdinete Silva e Orlando Sátiro tiveram a mesma ideia de utilizar crianças, educá-las e despertar nelas a liderança. E como contavam com o auxílio de todo o LEO Clube de Várzea Alegre e apoio do seu LIONS Clube, a C.Leo Diana Moraes (na época Presidente do Distrito) concordou e aprovou a iniciativa daquele Clube. Ocorrendo assim a primeira reunião no dia 8 de dezembro de 1983.
Depois de algum tempo, a nomenclatura “Pré-LEO” foi mudada para LEO JUNIOR e recebeu a sigla JCM (uma forma de homenagear o CL João Castelo Martins por ter fundado o 1° LEO Clube do Distrito LA – 4). E em 23 de dezembro de 1983, estava fundado o LEO JUNIOR JCM de Várzea Alegre.
Outro nome importante dentro do movimento Leojunístico foi do C.Leo Denis Golin Pizzatto, ele era Presidente do antigo “DM L Brasil” (hoje sub-dividido em 4 DM’s: LA, LB, LC e LD) para a gestão de 92/93, mas só exerceu o cargo até o dia 10 de abril de 1993 quando, voltando de uma conferência, faleceu em um acidente de carro junto com o Tesoureiro Adjunto daquele antigo DM, C.Leo Fauzer Andrade de Brida.
Denis foi o 1° Presidente Nacional a instituir o cargo de Assessor Nacional de LEO JUNIOR, como uma forma de estimular a expansão desse movimento tão importante.
Como homenagem ao C.Leo Denis Golin Pizzatto, muitos Clubes de LEO JUNIOR trazem a sigla DGP.
Atualmente, o Brasil possui cerca de 35 Clubes de LEO JUNIOR, sendo que no DM LD (região Sul) esse movimento passa a ser denominado apenas como Clube JUNIOR.
Temos registros também, de um movimento equivalente ao LEO JUNIOR na Argentina e Colômbia, só que são conhecidos como CACHORRITOS, com aproximadamente 40 clubes deles.
O que é Leo Junior?
O LEO JUNIOR é uma atividade exclusiva dos LEO Clubes do Brasil. Não se pode fundar este tipo de Clube sem que haja um LEO por ele responsável.
O LEO JUNIOR é uma atividade sem fins lucrativos que visa proporcionar as crianças e os pré-adolescentes uma oportunidade para contribuir, individual ou coletivamente com a comunidade local e nacional, conscientizando-os dos problemas sociais do Brasil e do Mundo.
O LEO JUNIOR está espalhado por quase todo o Brasil, formado por meninas e meninos organizados sob o amparo de um LEO Clube, já que a intenção do Leojunismo é preparar seus sócios para substituir os CC.Leo com segurança e responsabilidade, formando assim líderes de qualidade para o LEO Clube.
Os Clubes de LEO JUNIOR tem prestado serviços relevantes para a construção do patamar Leoístico de vários Distritos brasileiros. Sendo que durante sua existência, que até 2008 somam 25 anos, os Clubes de LEO JUNIOR tem participado ativamente na reposição do movimento LEO, construindo novos líderes e mantendo até mesmo o status de alguns LEO Clubes.
E apesar do LEO JUNIOR não fazer parte oficialmente da Associação Internacional de LIONS Clubes, a partir de 1995, eles passaram a ser considerados Atividade Permanente dos LEO Clubes brasileiros.
A faixa etária dos sócios LEO JUNIOR varia entre 09 e 14 anos. E com um ano a mais da idade limite (ou seja, 15 anos completos), o sócio perderá sua condição de LEO JUNIOR e deverá ser convidado a tornar-se um sócio LEO. E por isso mesmo, os Clubes de LEO JUNIOR merecem uma atenção especial, pois os companheiros Leojuniores de hoje, poderão ser amanhã companheiros Leo com qualidade. Desta forma, o presidente Leo deve estar sempre atento para o que está acontecendo com o seu LEO JUNIOR, além de convidá-los a participar das reuniões e das atividades desenvolvidas pelo LEO Clube.
A Importância do Programa de LEO JUNIOR
A participação no programa de LEO JUNIOR traz inúmeros benefícios às crianças e pré-adolescentes.
a) “Oferecer atividades que proporcionem o desenvolvimento sócio-educacional dos jovens sócios”;
b) “Oferecer aos jovens sócios a oportunidade para o desenvolvimento da liderança, compreensão mútua, amizade e a fraternidade, protegendo-os contra as práticas que possam incentivar a discriminação social, racial, religiosa ou de qualquer índole”;
c) “Preparar os jovens sócios para o ingresso no LEO Clube, quando completarem a idade limite de permanência no LEO JUNIOR”;
A sigla LEO JUNIOR tem como definição:
Liderança Juventude
Experiência União
Oportunidade Nacionalidade
Igualdade
Organização
Responsabilidade
Objetivos e propósitos sugeridos
v Preparar e qualificar os sócios para ingressar no Leoísmo;
v Desenvolver no infanto-juvenil o interesse pelo trabalho solidário e em grupo, oportunizando uma forma de contribuir com a comunidade local e concentrando as energias para o serviço ao semelhante;
v Desenvolver qualidades de Líder;
v Contribuir para a sensibilização interpessoal do infanto–juvenil;
v Sensibilização de uma consciência crítica;
v Oferecer atividades que desenvolvam o comportamento sócio-educacional de cada companheiro Leo Junior, despertando qualidade como a solidariedade, o respeito, a responsabilidade e a dignidade. Contribuindo para uma boa formação do caráter dos sócios;
v Preocupar-se com a educação/estudos dos meninos e meninas que fazem parte do clube;
v Promover encontros que oportunizem a criação de novos amigos, com treinamentos, troca de ideia e experiências entre Clubes;
v Unir os sócios pelos laços da amizade, companheirismo e compreensão mútua.
Os propósitos sugeridos a essa atividade são: “Oferecer atividades que propiciem o desenvolvimento sócio-educacional; e Unir os sócios pelos laços de amizade, companheirismo e compreensão mútua.
O prazer de se trabalhar com o LEO JUNIOR
As crianças e os pré-adolescentes que participam do Movimento de LEO JUNIOR descobrem, desde cedo, o prazer do serviço desinteressado se beneficiando mutuamente e criando senso de responsabilidade.
Os sócios de um LEO JUNIOR recebem várias benfeitorias, pois ao prestar serviço ao próximo, estarão ajudando também a si próprio, como, por exemplo, a preocupação com sua vida escolar (um dos objetivos dessa atividade); estarão conhecendo e fazendo novos amigos, assim como validando o compromisso com o servir humanitário.
O LEO JUNIOR pode desenvolver diversas campanhas e atividades em prol da comunidade, que só tem a ganhar com a sua existência, como por exemplo: coleta seletiva de lixo para reciclagem, cestas de alimentos, campanhas cívicas, doação de roupas, brinquedos ou livros... O LEO Clube também ganha muito com o patrocínio de um LEO JUNIOR tanto no presente quanto em seu futuro, pois este é a maior garantia de renovação de seu quadro social.
Assim como o LIONS Clube vê no LEO futuros leões, o LEO Clube vê no LEO JUNIOR futuros Companheiros Leo.
Desta forma, as crianças e os pré-adolescentes, sócios de um LEO JUNIOR existente, poderão colaborar muito na fundação de outro, transmitindo aos convidados (e futuros sócios) o seu entusiasmo e a sua inspiração.
Relacionamento LEO JUNIOR / LEO / LIONS
O LIONS Clube surgiu a partir da ideia de se criar um Clube em que os sócios teriam como objetivo SERVIR a comunidade. O LEO Clube surgiu da iniciativa de dois Companheiros Leões em promover a atividade Leonística em jovens para servir a comunidade. O LEO JUNIOR surgiu também deste mesmo ideal, de se organizar um grupo de crianças que trabalharia em prol da comunidade e, posteriormente, seus membros seriam convidados a ingressar no LEO Clube.
Assim como ocorre entre o LIONS e LEO Clube, onde há um estreito relacionamento, acontece entre o LEO e o LEO JUNIOR, um apoiando, cooperando e trabalhando mutuamente.
Não haverá LEO JUNIOR sem um LEO Clube, da mesma forma que não existirá um LEO Clube sem LIONS Patrocinador!
Linha de Comunicação
A linha de comunicação dos LEO JUNIOR com o Gabinete é o Assessor Distrital de LEO JUNIOR, que repassa os acontecimentos ocorridos nos Clubes ao Gabinete, que, por sua vez, os repassa para a Assessoria do Distrito Múltiplo. O Assessor é escolhido mediante eleição feita na ocasião da conferência de LEO JUNIOR.
Os Conselheiros de LEO JUNIOR são sócios de LEO Clubes escolhidos pelos próprios sócios dos LEO JUNIOR. No caso de estar iniciando, os conselheiros são escolhidos pelo Presidente do LEO Clube junto a Diretoria.
Um Alerta
Torne claro que o LEO JUNIOR não é um “mini LEO Clube”, mas uma importante atividade de LEO Clube. Sendo que depende totalmente dele (LEO Clube). Evite mal-entendidos desde o início.
Procure entender e lidar com a diferença de idade entre sócios LEO e LEO JUNIOR.
Devido a idade, muitos companheiros LEO JUNIOR, são enérgicos, querem tudo na hora, não se cansam, se depender deles os mesmos fazem campanhas o dia todo, por isso é bom que o LEO patrocinador esteja sempre atento para que não aja desgaste dos sócios e que as atividades Leojunísticas não atrapalhe na vida escolar do associado.
O Sócio LEO JUNIOR está apto a passar para o LEO, não precisando passar por aprovação