PASSOS PARA A FUNDAÇÃO DE UM LEO JUNIOR
A decisão inicial para a fundação de um LEO JUNIOR será propor à diretoria do LEO Clube a criação dessa atividade, colocando todos a par dos aspectos, da importância e responsabilidade que assumirão para com as crianças e pré-adolescentes. É necessário que todos os sócios (sem exceção) incentivem essa atividade. Depois de aprovado no LEO Clube, levar a ideia ao LIONS que também deverá apoiar.
Aprovada a ideia, o Presidente do LEO Clube deverá nomear uma Comissão, cuja responsabilidade será a de estudar todo o material disponível acerca desta temática de LEO JUNIOR (cartilhas/manuais, fotos de outros clubes, etc.), pois a fundação deve despertar o interesse e promova, literalmente, a PREPARAÇÃO. O Presidente desta comissão poderá ser o futuro Conselheiro LEO JUNIOR, ou seja, o Companheiro LEO que goste de crianças e pré-adolescentes e se interesse por esta atividade.
Deve-se programar logo uma reunião inicial com as crianças e pré-adolescente (futuros sócios) que satisfaçam os requisitos estabelecidos para serem instruídos a respeito dos objetivos e propósitos que o LEO JUNIOR pode empreender (pode ser um lanche, e convidar uma pessoa que tenha conhecimento sobre o Movimento Leojunístico).
Os nomes dos possíveis sócios poderão ser fornecidos entrando-se em contato com netos, filhos, parentes e amigos de CCLL, DDom, CCaLL, CCLEO, que queiram participar e tenham outros nomes a propor desde que tenham idades compreendidas entre 07 e 15 anos (idade) ou pela administração de alguma escola (pode ser alguma que o LEO Clube já venha trabalhado anteriormente) de alunos que satisfaçam os requisitos necessários.
Uma reunião especial de preparação deve ser organizada, na qual os futuros CCLeo Jr. poderão ser instruídos a respeito dos objetivos e propósitos, das obrigações e requisitos para tornar-se sócio, da relação LEO JUNIOR/ LEO/ LIONS, do tipo de atividades que o LEO JUNIOR poderá empreender. Solicitar perguntas dos sócios em perspectiva e depois respondê-las, distribuir formulários e material informativo.
É importante que nas reuniões preparatórias estejam sempre presentes os pais dos futuros sócios, membros do LIONS e LEO Clube patrocinador. Por quê? Porque isto estimula o envolvimento dos pais dos pré-adolescentes, atraindo-os para as atividades dos filhos e, em alguns casos, até atraindo-os para os LIONS ou LEO Clubes. Além de fortalecer o envolvimento com a comunidade e fortalecer o quadro social Leojunístico sempre ativo (participativo) nas campanhas e reuniões do Clube – haja vista que nesta idade todos são bastante dependentes das decisões e do desprendimento dos pais.
Quando tiver a primeira relação de sócios fundadores, enviar uma circular ao Gabinete Distrital e ao Assessor Distrital de LEO JUNIOR para que tomem conhecimento da fundação do Clube.
A seguir, não perca mais tempo! Programe logo a reunião da fundação. Será uma reunião muito importante, onde os futuros sócios serão informados sobre o desejo de iniciar crianças ou pré-adolescentes na carreira de serviços desinteressados e voluntário. Eles deverão saber que há muita alegria na vida de um LEO JUNIOR, a par da finalidade principal: SERVIR. A futura diretoria do LEO JUNIOR deverá ser convidada para assistir a próxima reunião do LEO Clube, a fim de planejar a solenidade de fundação.
O presidente eleito do LEO JUNIOR, em conjunto ao Conselheiro LEO JUNIOR, poderá iniciar uma conversação com os sócios, a respeito das atividades a serem desenvolvidas, a saber: definição de diretoria, campanhas, reuniões, mensalidades, estabelecendo o valor da mensalidade, determinando os dias, local e horário das reuniões e etc.
A Solenidade de Posse deverá ser programada pelas próprias crianças, como passo inicial para seus futuros trabalhos, devendo haver assessoria dos CCLeo. Deverá ser uma cerimônia bonita para que fique gravada em suas memórias. É importante que o LEO e o LIONS Clube Patrocinadores se façam presentes nesta data.
A quem comunicar a fundação de um LEO JUNIOR?
Para fundar um LEO JUNIOR não é necessário comunicar a LIONS Internacional já que, como se sabe, este Movimento é exclusivamente brasileiro.
O LEO Clube Patrocinador deverá requerer a autorização da Assessoria Distrital de LEO JUNIOR e do Gabinete Distrital para fundar um novo Clube e em seguida comunicar a Assessoria de LEO JUNIOR do Distrito Múltiplo.
Caso o Distrito LEO não possua uma Assessoria de LEO JUNIOR, o LEO Clube patrocinador deverá comunicar primeiramente à Presidência Distrital e em seguida à Assessoria de seu respectivo Distrito Múltiplo.
Taxas e quotas
Os sócios do LEO JUNIOR poderão pagar, mensalmente, uma taxa de manutenção ao clube (mensalidade), com o valor designado pelos próprios membros ativos.
O LEO JUNIOR não pagará a taxa internacional de fundação, uma vez que é uma atividade meramente desenvolvida pelos LEO Clubes no Brasil. Fica a critério de cada Distrito a cobrança (ou não) de uma taxa distrital simbólica.
Hierarquia / Organograma
Um organograma descreve o conjunto de responsabilidades, autoridades, comunicações e decisões de uma organização formal. Como o LEO JUNIOR é uma organização “Informal” por existir somente no Brasil, seria a titulo de exemplificação a disposição seguir:
Assim como no LEO e no LIONS, o LEO JUNIOR possui uma estrutura hierárquica baseada naquela definida por LIONS Internacional. Ou seja, há Presidente, Vice-Presidente, Secretário, Tesoureiro e outros diretores, dentre eles o Diretor Social e o Vogal. Os quais devem, ainda, realizar reuniões de trabalho (pelo menos duas por mês) e campanhas próprias.
Conforme podemos observar:
DIRETORIA SUGERIDA
Presidente, Vice-Presidente, 1.º e 2.º Secretários, 1.º e 2.º Tesoureiros, Diretor Social, Diretor de Freqüência, Diretores de Animação, Diretor de Novos Sócios, Diretor Esportivo e quais mais forem necessários sendo estes os principais.
Comissões de Estatuto e Regulamento, Eventos, Novos Sócios e Divulgação, esses cargos ficam a critério de serem criados ou não.
Compete ao Presidente:
- Dirigir todas as reuniões;
- Traçar planos e metas;
- Promover a motivação dos companheiros;
- Promover atividades;
- Apresentar ao seu substituto, por ocasião da transferência de cargo, o relatório de suas atividades, prestação de contas e acervo do Clube.
Compete ao Vice- Presidente:
- Verificar se todas as comissões estão desempenhando bem sua função;
- Representar o Presidente sempre que for necessário, e procurar ajudar o Presidente e auxiliar os membros da diretoria traçar e planejar as metas.
Compete aos Secretários:
- Manter em boa ordem os serviços inerentes á secretária;
- Fazer o registro completo e fiel das atas de todas as reuniões;
- Manter em dias todas as correspondências recebidas e expedidas do Clube;
- Manter o registro de sócio atualizado do Clube;
- Deverá ter uma relação de endereço das autoridades necessárias;
- Elaborar e encaminhar ao Distrito os relatórios solicitados;
- Será encarregado, junto com o Conselheiro, de elaborar o relatório final correspondente ás atividades desenvolvidas durante a sua gestão, para que o presidente possa apresentar ao seu substituto.
Compete aos Tesoureiros:
- Receber a mensalidade dos companheiros do Clube, escriturando-as em um livro apropriado depositando-as em um banco de reconhecida idoneidade juntamente com o Conselheiro;
- Apresentar aos sócios do Clube o balancete mensal com a situação econômico-financeira do mesmo;
- Elaborar e encaminhar ao Distrito da situação financeira do Clube conforme formulários solicitados.
Compete ao Diretor Social:
- Assessorar o Presidente para o sucesso das reuniões;
- Receber juntamente com a Comissão de Eventos as autoridades e visitantes;
- Fazer as homenagens aos aniversariantes e as comemorações do mês;
- Tomar medidas necessárias para o êxito das reuniões festivas, providenciar arranjos, brindes e outras atrações que se fizerem necessárias;
- Providenciar corretamente a distribuição dos aparatos do Clube, nos seus devidos lugares: bandeira, estandarte, sino, martelo, bem como sua conservação;
- Zelar pela perfeita observação do protocolo;
- Receber sempre os novos sócios, inclusive, o seu cerimonial.
Compete ao Diretor Esportivo:
- É dever do Diretor de Esporte entusiasmar todos os sócios do Clube para participarem de alguma modalidade esportiva, mantendo-os preparados para possíveis jogos a nível de Clube ou região.
Compete aos Diretores de Frequência:
- Deverá organizar um livro de freqüência do quadro social do Clube onde deverá conter o nome de todos os sócios para que no final de cada reunião assine;
- Será encarregado pelo Presidente de avisar todos os sócios quando tiver uma reunião extraordinária ou uma atividade: a data, local e hora a todos os sócios.
- Deverá comunicar ao Presidente aquele sócio que tiver 3 (três) falta consecutivas ou 5 (cinco) alternadas, para que o Presidente tome um providência.
Compete ao Diretor de Animação:
- Será encarregado da motivação do Clube;
- Deverá trazer a cada reunião alguma atividade para a descontração do grupo;
- Também poderá prover encontros entre os LEO JUNIOR para que aumente o elo de amizade e divertimento.
Compete ao Diretor de Novos Sócios:
- Será encarregado de convidar novos sócios para ingressar no Clube;
- Deverá trazer nas reuniões nomes de crianças para que sejam aprovados para entrar no clube, sempre buscando crianças que se identifiquem com os requisitos de um sócio Leo Junior.
motivos para que seja fundado um LEO JUNIOR
1. A necessidade de se despertar nas crianças e adolescentes o espírito de solidariedade, amizade e companheirismo.
2. Aumento de sócios no LEO Clube, a longo prazo.
3. O LEO JUNIOR se torna um aliado do LEO Clube padrinho, podendo desempenhar atividades conjuntas.
4. O LEO JUNIOR ensina os jovens a viver com mais responsabilidade, protegendo-os contra práticas nocivas à sociedade.
5. Ser uma soma na educação do grupo infantil, apoiando-os nos estudos, em atividades esportivas, culturais e sociais;
12 PASSOS PARA FUNDAÇÃO DE UM LEO JUNIOR*
* (Baseado nos 10 passos para fundar um LEO Clube)
1º PASSO – Levar a ideia de se fundar um LEO JUNIOR para uma reunião ordinária e colocar o quadro social do LEO Clube a par de todos os aspectos da importância e responsabilidade que assumirão para com os meninos e meninas.
2º PASSO - Nomear uma comissão LEO composta no mínimo por 6 CCLeo, indicando um companheiro para presidi-la, terá a responsabilidade de estudar com cuidado, o material referente ao LEO JUNIOR.
3º PASSO - Os nomes dos possíveis sócios devem ser estudados no período de um mês e procurados em contato com os CCLeo, CCLL, domadoras, amigos dos seus companheiros, professoras e se possível comunicar os pais dos futuros sócios.
4º PASSO - Organizar uma reunião com os futuros sócios para serem instruídos a respeito dos objetivos e propósitos que o LEO JUNIOR pode empreender. (pode ser uma reunião festiva, e convidar uma pessoa que tenha conhecimento sobre o movimento).
5º PASSO - Realizar no período de dois meses reuniões onde elas deveram ter informações sobre o movimento LEO JUNIOR, sobre o LEO e LIONS e mostrar que eles fazem parte da família Leonística. E convidar eles para participarem nas atividades do LEO para que comecem a ter um grande elo de amizade entre os dois Clubes para que andem juntos
6º PASSO - Fazer uma reunião preliminar de fundação, onde deverão ser explicados e adotados o estatuto padrão e regulamento do LEO JUNIOR. Elegendo uma diretoria, estabelecendo quotas, determinando horários e local das reuniões.
7º PASSO - Enviar a primeira via de relação de sócios fundadores, ao Gabinete Distrital para que o mesmo tome conhecimento da fundação do Clube.
8º PASSO - Logo após os futuros sócios fundadores terem passado pelo período de experiência, deve ter a eleição da diretoria do Clube.
9º PASSO - O Presidente eleito e sua diretoria da qual o Conselheiro LEO JUNIOR é a mola mestra, inicia a conversação com os sócios a respeito dos possíveis projetos e atividades.
10º PASSO - Planejar a solenidade de fundação do LEO JUNIOR, em conjunto com a diretoria LEO. Sugere-se que LEO Clube e o LIONS Clube Patrocinadores deem de presente nesta data, o sino, martelo e estandarte.
11° PASSO - Fundar o LEO JUNIOR e amá-lo.
12° PASSO - Se você chegou aqui, já tem um LEO JUNIOR. Parabéns, agora é só colher os frutos do que plantou.